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segunda-feira, 20 de junho de 2011

Os 10 erros comuns na suplementação



Indicação ou momento errado, combinação com outros alimentos, intervalos, visão sobre custo-benefício. Aprenda o que compromete a eficiência dos suplementos alimentares e confira quais são os 10 principais erros cometidos na hora da suplementação.

Os 10 erros na suplementação:


1.Uso de repositores energéticos durante atividade aeróbica,quando o assunto é redução da gordura corporal

É muito comum encontrarmos alguém fazendo esteira e/ou bicicleta ergométrica, com o objetivo de perder gordura corporal, ingerindo repositores energéticos com se fosse água.O conteúdo do rótulo, afirmando que é uma bebida repositora para praticantes de atividade física, associado a um sabor agradável, tende a estimular o consumo. Mas vale lembrar que essas bebidas só devem ser ingeridas durante a atividade aeróbica em duas situações específicas:quando o objetivo for um aumento na performance - devido ao efeito poupador de glicogênio - ou para repor eletrólitos em exercícios com duração superior a uma hora.Ou seja, os 20 ou 30 minutos de esteira que você faz buscando otimizar a queima de gordura não terão o efeito esperado se você consumir repositores energéticos durante a atividade.


2. Uso de Whey Protein com leite após o treinamento

A whey protein é uma proteína de rápida absorção. Característica que faz muito especial no período pós treino, quando nosso organismo está ávido por nutrientes.Mas o consumo de whey protein com leite, irá retardar todo esse processo. Tanto antes quanto depois do treinamento, o consumo do suplemento deve ser com água, visando um rápido esvaziamento gástrico.


3. Uso de apenas whey protein pós treino

A principal necessidade do nosso organismo no momento após o treinamento, ainda seria repor as reservas de glicogênio depletadas durante o exercício físico. O consumo de carboidratos (dextrose, maltodextrina) em conjunto com uma fonte proteica de rápida absorção (whey protein) é recomendado. Consumir apenas proteína após o treino é um grande desperdício.


4. Tomar creatina antes do treino visando melhorar a performance naquele momento

O efeito da creatina ocorre apenas depois que houver saturação celular, o que leva alguns dias de suplementação. Portanto, o efeito da suplementação é crônico não agudo. A ingestão de creatina pode ser realizada em qualquer horário do dia, preferencialmente em conjunto com algum alimento fonte de carboidrato simples. Uma sugestão é acrescentar a creatina em conjunto com o shake pós-treino, que deveria ter como base a whey protein e dextrose.


5. Ingerir dextrose antes do treino visando otimizar a performance
 
Para a maioria das pessoas, essa pratica poderia ter um efeito contrário do desejado. Ao invés de melhorar a disposição/energia durante a atividade, ao ingerir dextrose antes do treino, podemos ter uma queda na performance devido a instalação de uma hipoglicemia de rebote. Nesses casos, a maltodextrina acaba sendo uma alternativa mais interessante no momento anterior ao treino, mas mesmo assim, algumas pessoas ainda podem apresentar esse sintoma. Para manter a glicemia constante, o melhor seria ingerir a maltodextrina antes e durante o treino. Outra idéia seria garantir um bom aporte de carboidratos complexos de baixo índice glicêmico, consumindo por exemplo batata doce, inhame, mandioca, pão integral, macarrão integral, maçã e pêra cerca de uma hora antes do treino. Dessa forma, não seria necessária a suplementação com mais carboidratos, tanto antes quanto durante o treino.


6. Administrar whey protein com água antes de dormir

Como já discutimos acima, a whey protein é uma proteína de rápida absorção, sendo que seus aminoácidos não permanecem durante um período considerável no plasma sanguíneo. Antes de dormir, considerando um sono em torno de 8 horas, precisaríamos de uma fonte proteica com absorção mais lenta. Carne vermelha, peito de frango e claras de ovos seriam exemplos de boas fontes alimentares, enquanto caseína e abulmina seriam opções suplementares. Ambas seriam ótimas medidas.


7. Acordar de madrugada para ingerir um "shake proteico"

Na minha opinião, aqueles indivíduos que gozam de um bom sono, sem interrupções, não deveriam deixar o despertador programado para tocar no meio da noite a fim de se administrar um "shake de proteínas". Desfrute de seu sono que será bem melhor" Agora, para aqueles com sono inconstante, essa medida, sem dúvida, seria uma alternativa melhor do que assaltar a geladeira com alimentos inadequados.


8. Depender de suplementos "pré-treinos" para treinar

Sem dúvida os suplementos mais em moda atualmente são os chamados pé-treinos. Eles combinam substancias como cafeína, arginina, AKG, ornitina OKG, beta-alanina, creatina, ribose, dentre outras. Realmente essas substâncias em sua maioria são válidas em algumas situações e etapas da periodização do treinamento. Mas agora, depender desses produtos para ir a academia é demais, não ?! Observei pessoas que deixavam de ir a academia alegando falta de energia porque o pré treino tinha acabado. Será que Arnold Schwazenegger faltava os seus treinos porque não tinha um suplemento como esse pra tomar?


9. Tomar vitaminas e sais minerais descomedidamente

A suplementação com vitaminas e sais minerais é algo complexo e deve ser feito com cautela. A ingestão inadequada de um ou outro micronutriente pode inclusive acarretar a deficiência  de outro nutriente. Em vez de garantir a ingestao de micronutrientes com algum multivitaminico qualquer, procure complementar, se for o caso, a ingestão exata do nutriente que esta em deficiência na sua dieta. Para isso, sem duvida, o nutricionista é o melhor profissional para lhe orientar.


10. Acreditar que o mais caro sempre é o melhor, ao invés de buscar suas reais necessidades

Qual o melhor suplemento alimentar do mercado? Esta pergunta não tem resposta. Cada pessoa possui diferentes necessidades em diferentes períodos. Para alguém que passa o dia todo fora e não tem tempo para se alimentar, uma refeição líquida pode ser o mais indicado. Já para alguém com boa disponibilidade de tempo e de acesso a alimentos adequados, uma refeição liquida seria desnecessária. A individualidade biológica deve sempre ser respeitada.



BONS TREINOS

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